Patologia da ColunaPatologia da Coluna

Tratamentos

  • ALIF

    Modificação da técnica tradicional anterior, minimizando danos às estruturas adjacentes. Essas mudanças permitem uma recuperação mais rápida, já que a cirurgia mini ALIF gera menor sangramento, menor tempo de cirurgia, e consequentemente de anestesia, e o índice de complicações intra e pós-operatórias também são reduzidos. Para a realização dessa técnica, o cirurgião de coluna trabalha…

Saiba mais


 

  • Artrodese

    Fusão da Coluna Vertebral A artrodese (fusão da coluna vertebral) consiste em uma cirurgia que visa conectar permanentemente 2 ou mais vértebras para eliminar a movimentação dolorosa local e/ou substituir o disco intervertebral doente ou degenerado. Há mais de um século, Albee (1) e Hibbs (2) realizaram as primeiras fusões de coluna (artrodese) para o…

Saiba mais


 

  • XLIF

    A técnica do ACESSO LATERAL (ou XLIF – “eXtreme Lateral Interbody Fusion”) consiste em uma cirurgia minimamente invasiva para a coluna lombar e torácica. Ela tem os mesmos objetivos cirúrgicos principais dos procedimentos tradicionais, e tem como objetivo diminuir os principais riscos inerentes às técnicas abertas (tradicionais). Desde a última década, o procedimento tem sido…

Saiba mais


 

  • Descompressão

    Tradicionalmente, a estenose lombar tem sido tratada utilizando-se a descompressão através de laminectomia aberta, com bons resultados cirúrgicos (1). No entanto, a remoção cirúrgica do processo espinhoso, lâmina e banda de tensão posterior (complexo músculo-ligamentar posterior), podendo ou não ser removidas as facetas articulares, gera instabilidade pós-operatória levando a subsequente necessidade de fusão do nível…

Saiba mais


 

  • Cirurgia Minimamente Invasiva

    Considera-se minimamente invasiva toda a cirurgia que para um mesmo propósito apresenta menor agressão aos tecidos do corpo. As menores incisões geram menores cicatrizes e o tempo de recuperação do paciente é reduzido. Uma cirurgia minimamente invasiva caracteriza-se não só por apresentar cortes menores, mas por menor dano interno: menores danos aos músculos e tecidos…

Saiba mais


 

  • Parafusos Percutâneos

    Os parafusos pediculares são parte fundamental no tratamento tradicional da artrodese de coluna. Nela, o cirurgião faz uma extensa incisão posterior, violando os músculos e demais estruturas adjacentes à coluna vertebral, e por isso a utilização desses parafusos se faz necessária, substituindo a capacidade de estabilização dessas estruturas que foram lesadas e que não exercem…

Saiba mais


 

  • Discectomia

    Descompressão das Estruturas Nervosas: O tratamento varia conforme o caso. Nem todos necessitam de cirurgia, tendo seu tratamento baseado em medicamentos e programa fisioterápico, reabilitando de forma conservadora a coluna lombar. Nos casos em que existem danos neurológicos e dor limitante, o tratamento cirúrgico pode ser a melhor opção. Convencionais: A estenose de canal é tratada através…

Saiba mais


 

  • Tratamento de Fraturas

    O envelhecimento da população e o aumento da parcela de pessoas com osteoporose têm aumentado os casos de fraturas dos corpos vertebrais.

Saiba mais


 

  • Artroplastia (Prótese)

    A troca do disco pode ser realizada substituindo-se a articulação doente por uma artificial. A artroplastia é hoje um dos ramos que mais crescem no mercado de coluna mundial.

Saiba mais


 

  • Fusão Lombar

    Convencionais: Os tratamentos convencionais de artrodese abordam a coluna vertebral tanto pela frente (ALIF) quanto por trás (PLIF e TLIF). Quando acessada anteriormente (ALIF), a incisão se dá pelo abdômen do paciente, sendo o acesso chamado de retroperitoneal, pois se desloca o intestino, sem a necessidade de atravessá-lo. Nesse tipo de cirurgia pode haver sangramento elevado…

Saiba mais


 

  • Não Cirúrgicos

    O tratamento conservador visa o fortalecimento das estruturas da coluna, adiando ou às vezes até mesmo evitando o tratamento cirúrgico.

Saiba mais


 

  • MI-TLIF

    TLIF Minimamente Invasivo (MI-TLIF) A degeneração das estruturas da coluna lombar pode gerar dor tanto axial (nas costas) quando irradiada (para as pernas – ciática), além de fraqueza, dificuldade para caminhar e parestesia (sensações cutâneas de formigamento, queimação, picada, pressão, calor, frio, etc.) das extremidades. Esses sintomas radiculares (para os membros) são usualmente tratados através…

Saiba mais