Patologia da ColunaPatologia da Coluna

Departamento Científico

O Departamento Científico foi criado em 2007 com a missão de gerar conhecimento a partir da experiência médica do Instituto de Patologia da Coluna (IPC). Com o propósito de realizar o acompanhamento do tratamento dos pacientes, o Departamento Científico registra, como parte do prontuário médico de cada paciente, tanto os exames de imagem trazidos pelos pacientes quanto os questionários aplicados.

O registro dos exames de imagem permite o acompanhamento radiológico dos pacientes ao longo dos diferentes períodos cronológicos de tratamento no IPC: período pré-operatório, período pós-operatório imediato, período de 3 meses depois da cirurgia, período de 6 meses após a cirurgia, período de um ano após a cirurgia, e assim por diante. Além disso, tal registro permite a discussão, de casos pré-cirúrgicos e de casos complexos, em reuniões clínicas semanais da equipe médica e multidisciplinar do IPC.

Os questionários aplicados permitem a avaliação da condição de saúde do paciente. Tal avaliação leva em consideração o nível de dor e a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que o intuito dos médicos e de toda a equipe multidisciplinar do IPC é escolher a melhor opção de tratamento, com a intenção de tentar devolver a qualidade de vida que a maioria dos pacientes já perdeu, possibilitando, assim, o retorno à realização das suas atividades rotineiras.

Além de permitir o acompanhamento do tratamento dos pacientes, o registro dos exames e das respostas dos questionários aplicados também permite a realização de análises sobre as escolhas e práticas que foram e estão sendo realizadas pelos médicos e pela equipe multidisciplinar do IPC. Tal análise, somada à troca de experiências em encontros científicos e ao estudo das práticas nacionais e internacionais na área de coluna vertebral, possibilita maior entendimento, qualidade e avanço da conduta médica e multidisciplinar da nossa equipe.

E, por último, mas não menos importante, ressaltamos a grande importância da colaboração dos pacientes. Para a obtenção de um prontuário médico completo e adequado é necessário que cada paciente entenda a necessidade do registro citado em cada uma das fases de tratamento e que este só será efetivo com a sua contribuição plena e contínua.

Qual o objetivo?

Gerar conhecimento a partir da experiência médica do Instituto de Patologia da Coluna (IPC).

 

Quais dados são coletados?

Questionários de dor/qualidade de vida e exames radiológicos ex. raios-X, tomografia e ressonância magnética) solicitados pelos médicos como parte da análise e do tratamento de cada paciente.

 

Para que serve?

Permite o acompanhamento do tratamento dos pacientes, através da construção e manutenção de um prontuário médico completo e adequado.

Isto, por sua vez, permite a realização de análises sobre as escolhas e práticas que foram e estão sendo realizadas pelos médicos e pela equipe multidisciplinar do IPC. Tal análise, somada à troca de experiências em encontros científicos e ao estudo das práticas nacionais e internacionais na área de coluna vertebral, possibilita maior entendimento, qualidade e avanço da conduta médica e multidisciplinar da nossa equipe.

Benefício direto e indireto

O paciente é parte fundamental na obtenção de bons resultados e no avanço do conhecimento e da prática médica. Contribuindo não só com o sucesso do seu próprio tratamento, mas, também, com o sucesso do tratamento de outros e/ou futuros pacientes.

Você sabia?

No Brasil existe considerável carência no que diz respeito ao registro de exames de imagens e questionários sobre a condição de saúde dos pacientes como parte do prontuário médico dos consultórios.