CURSO IPC 2018

ABERTURA CURSO IPC – COLUNA NO IDOSO Mais um Curso IPC é realizado em São Paulo. O tema desta edição é “Coluna no Idoso”. O IPC realiza mais um curso com renomados palestrantes nacionais e internacionais, reafirmando seu compromisso com a troca de conhecimentos na área médica. Com o tema “Coluna no Idoso”, a edição …

Artroplastia e Fusão Cervical

Dentre as alternativas cirúrgicas para a degeneração da coluna cervical estão a fusão intersomática ou ACDF (anterior cervical discectomy and fusion) e a artoplastia. O primeiro procedimento tem uma ampla aplicabilidade para as doenças que atingem a coluna vertebral e constitui uma opção para o tratamento da doença degenerativa do disco (DDD), radiculopatias, hérnias discais, …

Estenose do canal lombar

A estenose ou síndrome do canal lombar estreito é causada pelo estreitamento do canal vertebral, o qual contém a medula espinhal e as raízes nervosas. A doença, mais comum nos idosos, tem como principal sintoma a dificuldade para andar, por conta da dor que corre para as pernas, além de poder ser acompanhada da dor …

Osteoporose

A fragilização dos tecidos ósseos é a definição resumida da osteoporose. A doença que afeta tanto homens quanto mulheres pode gerar complicações de alta morbidade e mortalidade. Entre os fatores de risco mais conhecidos estão: sexo feminino, ascendência caucasiana ou asiática, idade avançada, histórico de fraturas na família, fratura prévia, menopausa precoce e uso crônico …

Já está disponível a 6ª edição do IPC em Revista

O Instituto de Patologia da Coluna acaba de lançar a sexta edição de sua revista voltada à comunidade médica e científica. Com temas que abordam a Mielopatia Espondilótica Cervical e Hérnia de Disco, os textos são assinados pelo neurocirurgião Dr. Angelo Guarçoni Netto e o ortopedista Dr. Fernando Marcelino. Confira a publicação na íntegra: IPC em Revista – …

Os tumores da coluna vertebral

Conheça os principais tipos de tumores que afetam a região Os tumores na região da coluna vertebral são doenças que crescem e se desenvolvem dentro ou em torno da coluna, produzindo compressão de tecidos nervosos ou destruição óssea. Eles constituem apenas a terceira causa de dor da coluna, atrás da doença degenerativa e dos traumas. …

Espondilolistese de alto grau

A espondilolistese é uma patologia que se caracteriza pelo escorregamento de uma vértebra sobre a outra em direção anterior. As etiologias podem ser degenerativa, lítica (ístimica), displásica (congênita), traumática ou patológica. Este deslizamento, que pode ser de baixo (grau 1 e 2) ou alto grau (grau 3 e 4), em casos sintomáticos, geralmente, é muito …

Trauma tóraco-lombar

Grande parte das fraturas da coluna toracolombar, principalmente em idosos, é de tratamento conservador, com o uso de coletes e acompanhamento ambulatorial. Entretanto, existem critérios que norteiam a indicação cirúrgica. Algumas destas opções são: Cifoplastia por balão: procedimento minimamente invasivo, no qual um pequeno balão é inserido no corpo vertebral pelo pedículo* e inflado para restaurar …

Acesso lateral: uma opção moderna para a coluna

O Acesso Lateral é realizado com o paciente deitado de lado e utiliza uma pequena incisão no flanco direito ou esquerdo. A dissecção de músculos é feita sem cortar as fibras musculares, somente afastando elas, assim com menor dano muscular. Por entre as fibras do músculo psoas (músculo ao lado da coluna lombar) é feita uma dilatação …