Patologia da ColunaPatologia da Coluna

by

Pouco conhecido pela maioria das pessoas, o psoas é um dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna lombar e quadril. “Ele se origina em múltiplos pontos da região lombar, nas vértebras da coluna lombar (vértebras L1, L2, L3) e se insere no trocanter menor do fêmur, atuando como um meio de conexão entre a coluna e as pernas”, explica o Dr. Rodrigo Amaral, ortopedista do IPC.

Sua principal função é realizar a flexão do quadril, mas também auxilia na estabilidade da coluna lombar. Por isso, requer cuidados contínuos para evitar problemas. “Esse músculo deve ser alongado e fortalecido de maneira correta, com o auxílio e orientação de profissionais especializados, para garantir a boa evolução da marcha e prevenir dores na coluna lombar por compensação e mau funcionamento segmentar vertebral”, alerta o especialista.

Evitar o sedentarismo no dia a dia e os longos períodos na mesma posição, principalmente ficar sentado, podem auxiliar na prevenção à atrofia e encurtamento desse músculo. “Sua inibição e encurtamento repercute na flexibilidade e na mobilidade quadril, além da mobilidade e estabilização do segmento vertebral”, afirma o Dr. Rodrigo.

Nos casos de doenças degenerativas da coluna vertebral, é necessário o tratamento cirúrgico com artrodese da coluna. O músculo psoas é um importante reparo anatômico para a realização da técnica de artrodese* por via lateral minimamente invasiva, chamada de XLIF. De acordo com o especialista do IPC, “a travessia romba da musculatura do psoas oferece um acesso direto ao disco intervertebral, com a possibilidade de realização de técnicas de artrodese interssomática, por meio da colação de espaçadores (cages) no espaço discal, com mínima agressão aos músculos e tecidos adjacentes da coluna”.

 

* Cirurgia para conectar permanentemente duas ou mais vértebras, com objetivo de eliminar movimentação dolorosa local e/ou substituir o disco intervertebral doente ou degenerado.

About

No Comments

Leave a Comment

Saiba mais sobre o músculo psoas